GEDES
O Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES) faz parte do Laboratório de Currículo do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Grupo atua com ensino, pesquisa e extensão na área de Alimentação e Cultura em três eixos: desigualdade, desinformação e decolonialidade.
O que temos feito?
PESQUISAS
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Valores e argumentos na assimilação e propagação da desinformação: uma abordagem dialógica. Financiamento: Facebook Inc.;
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Crenças e caminhos da desinformação em saúde no Brasil: o caso da Covid-19. PIBIC.
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Desinformação, Direitos do Consumidor e Iteracia: Percepções e propostas para o uso informado das mídias digitais em relação às temáticas da saúde e da alimentação. Financiamento: MPRJ
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“Alfabetização digital no âmbito das famílias brasileiras: mapeamento, perspectivas e
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estratégias”. Financiamento: Capes
EXTENSÃO
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Caminhos da informação nas mídias digitais;
Nutes
O Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) é um Instituto Especializado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e que articula ações de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área da Educação em Ciências e Saúde.
História do NUTES
Fundado em 1972 como órgão suplementar do CCS e com o nome de Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, o NUTES foi criado com a finalidade de contribuir com conhecimentos na área de educação, produção de materiais didáticos e assessoria curricular aos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde.
Em 1996, o núcleo inaugurou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde. De natureza interdisciplinar e com uma equipe multiprofissional, integra contribuições de diferentes campos de saberes em ações de abrangência nacional e internacional. Os cursos de mestrado e doutorado, classificados como de excelência pela CAPES, são voltados para a formação de pesquisadores comprometidos com a produção de conhecimento científico, que contribua para transformar práticas, formação, divulgação e educação nas ciências e na saúde.