Oficinas Digitais
Educação do Consumidor e desinformação: estratégias para promover a alimentação informada e saudável
Apresentação
O objetivo desta oficina é refletir sobre os impactos da desinformação nas práticas de consumo alimentar. Além disso, impulsionar ações educativas na sala de aula que estimulem propostas de letramento digital para o uso informado e crítico das mídias, visando a promoção da saúde e a educação do consumidor. Assista ao trailler de apresentação da oficina e, na sequência, siga o passo a passo.
Entenda como funciona!
1
Acesse o material
introdutório da oficina.
Neste documento, apresentamos elementos de contextualização, conceitos-chaves e alguns exemplos. Recomendamos que o planejamento para aplicação em sala de aula considere as necessidades de adaptação de linguagem e conteúdo, considerando a seriação escolar e as temáricas trabalhadas pelos educadores/as.
Quatro a oito horas,
a depender do público.
2
Apresentação da pergunta geradora do diálogo e dos caminhos propostos para resolução da questão.
Nesta etapa, os participantes são apresentados a pergunta geradora e conhecem as soluções propostas por cada caminho que se encontram listados logo abaixo. Sugerimos que os participantes preencham a ficha pré-diálogo e expressem suas opiniões iniciais à respeito da questão. O objetivo é promover a familizarização dos participantes com cada um dos caminhos e coletar opiniões individuais prévias ao diálogo.
45 minutos a uma hora,
a depender do público.
3
Viabilizar o trabalho em grupo.
Divididos em grupos, os participantes devem dialogar sobre as vantagens e desvantagens que cada caminho oferece. Na sequência, o grupo deve se posicionar escolhendo um caminho, uma combinação de caminhos, ou ainda, a criação de novos caminhos. O fundamental é que os participantes justifiquem suas escolhas. Recomendamos a mediação do educador circulando entre os grupos e a eleição de um participante relator.
Três a quatro horas,
a depender do público.
4
Socializar os aprendizados e traçar planos de ação
Nesta etapa final, os participantes apresentam o resultado das discussões em grupo para o conjunto da turma. O objetivo é promover o intercâmbio das experiências entre os grupos e localizar convergências e divergências. Nesse momento, também são mapeadas possibilidades de intervenção, a partir dos caminhos escolhidos, seja no contexto individual, familiar, escolar e/ou comunitário, estimulando que os participantes sigam mobilizados em busca da transformação de suas realidades. Por fim, os participantes preenchem a ficha pós-diálogo com o propósito de repensarem o efeito da discussão sobre suas opiniões iniciais.
Uma a duas horas,
a depender do público.
Qual(is) caminho(s) você escolhe?
A Calculadora é uma ferramenta dinâmica que nos ajuda a entender
qual a porcentagem escolhida por você em termos de importância
atribuída a cada um dos caminhos anteriormente apresentados.
De 0-100%, escolha qual a porcentagem de cada
caminho e nos envie a experiência!