Caminho 02
Investir na formação pessoal
Os consumidores devem se informar e realizar cursos para aprenderem a identificar a desinformação na hora de escolher o que consumir.
Pontos Favoráveis
Estimular a compreensão sobre a importância dos direitos e deveres do consumidor e da inclusão do letramento digital e da Educação Alimentar e Nutricional como um aspecto do currículo educacional. Isso pode contribuir para que consumidores tenham ferramentas e saibam lidar com as mídias e a publicidade de alimentos.
Os incentivos de organizações sociais e governamentais, através de campanhas educativas, ações, eventos relacionados à temática, podem ajudar os consumidores adquirirem maior segurança e autonomia em suas escolhas alimentares.
Pontos Desfavoráveis
A busca por formação para identificar a desinformação na hora de consumir não é uma obrigação das pessoas e demanda tempo, podendo haver diferença na adaptação e facilidade para o uso de tecnologia entre diferentes gerações de consumidores.
A tendência de individualizar a responsabilidade da regulação da informação e de subestimar a vulnerabilidade do consumidor individual nas relações de consumo, pode encobrir a responsabilidade da ação coletiva da sociedade e das empresas nessa área.