top of page

Caminho 04

 

Participar de iniciativas de controle social

Os consumidores precisam entender as graves ameaças da desinformação para a saúde e participar de iniciativas de controle social.

Pontos Favoráveis

O controle social possibilita a sociedade civil organizada por meio de associações, conselhos e coletivos monitorar, elaborar e propor políticas públicas que assegurem o direito do consumidor à informação segura e ao direito a uma Alimentação Adequada e Saudável.

Associações de defesa do consumidor e/ou conselhos de segurança alimentar e nutricional podem propor resoluções,  denúncias, campanhas que defendam outros modelos de consumo e mobilização coletiva contra práticas publicitárias lesivas ao consumidor.

Pontos Desfavoráveis

Embora relevante para a vida pública, conselhos e grupos pressão social estão em relações de poder político e econômico desiguais em relação a governos e empresas. Impactando a possibilidade de escuta, mobilização e implementação de medidas concretas.

O mercado é capaz de se autoregular. Aliberdade de  consumo e de expressão das empresas são princípios básicos, não cabendo nem a sociedade civil organizada, ou ao governo, interferir nas decisões privativas das empresas.

FullLogo_Transparent_NoBuffer.png

O site foi desenvolvido pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir do Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES), sob coordenação do professor doutor Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro.

bottom of page